Nesta terça-feira (19) é comemorado o Dia de São José, esposo de Maria e pai terreno de Jesus Cristo, por isso é um dos santos mais conhecidos e agraciados pela Igreja Católica em todo o mundo.
As histórias bíblicas contam que José estava noivo de Maria, mas quando soube que ela estava grávida, decidiu abandoná-la já que o filho não era dele. Em sonho, um anjo disse a José que Maria estava grávida por ação do Espírito Santo, então ele aceitou Maria como esposa. É considerado protetor do catolicismo e padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Um homem carpinteiro, humilde e temente à vontade de Deus.
Pio IX elegeu São José como padroeiro da Igreja e outros papas continuaram lhe dando outros títulos. Outra data é ligada ao santo: dia 1º de maio, por causa do ofício de artesão.
MISSA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
São José dos Campos tem São José como padroeiro da cidade. No Centro da cidade haverá uma procissão às 18h e às 19h uma missa na Igreja Matriz.
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ
Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a vós confio todas as minhas intenções e desejos.
Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão, a obter todas as bênçãos espirituais por intercessão do vosso Filho adotivo, Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem.
Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso coração. Abraçai-O em meu nome, beijai por mim o seu delicado rosto e pedi-Lhe que me devolva esse beijo quando eu exalar o meu último suspiro.
São José, padroeiro das almas que partem, rogai por mim! Amém.//
Imagem de São José. Foto: Reprodução