O Brasil registra atualmente 28.912 casos confirmados para Covid-19, o novo coronavírus. Além disso, o país também registrou 1.760 mortes até a manhã desta quinta-feira (16).


Mas a boa notícia é que, desses quase vinte e nove mil casos, mais da metade já estão curados da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), cerca de 14.026 pacientes se recuperaram do vírus, ou seja, 55% do total dos casos diagnosticados até hoje. Desse total, excluem-se os óbitos e os pacientes que ainda se encontram internados.


O ministério utiliza uma metodologia mundial, que leva em conta o tempo passado desde o diagnóstico. Aqueles que não evoluíram para óbito depois de determinado período — normalmente entre duas e três semanas — são considerados recuperados. Desta forma, acredita-se que uma parcela da população já pode ter anticorpos contra o vírus.


O objetivo é saber pela amostragem qual seria esse percentual. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressaltou que o contato com o vírus é como uma “autovacinação”. “Tem muita gente assintomática e que ganha anticorpo, tem muita gente com forma leve que é [positivo] para corona e nem procura atendimento”, explica.