Meteoro 'muito luminoso' cai e chama atenção de mineiros; veja vídeos

Meteorito caiu exatamente às 3h25 da última sexta, em Patos
Meteorito caiu exatamente às 3h25 da última sexta, em Patos

Você notou algo de diferente no céu na madrugada da última sexta-feira (8)? Alguns moradores de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas, Divinópolis (Central), Patos de Minas (Alto Paranaíba), além de outras quatro cidades brasileiras, sim. Trata-se da passagem, queima e queda de um meteoro em terras mineiras.

A entrada do fragmento sólido na atmosfera terrestre foi registrada por oito câmeras e atestada pela Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), organização sem fins lucrativos de monitoramento de meteoros no Brasil. De acordo com a entidade, o meteorito caiu exatamente às 3h25 da última sexta, no horário de Brasília, em Patos. Veja vídeo da Bramon:

A identificação da queda, segundo a Bramon, foi possível após análise de imagens e pela chegada de relatos de "um grande clarão seguido por forte barulho de explosão" vindos da região. Já análises preliminares do site Clima Ao Vivo, afirmam que o objeto seguiu uma trajetória de sudoeste para nordeste e explodiu próximo a Tiros, no Triângulo Mineiro.

De toda forma, o meteoro, que também é chamado de bólido e, popularmente de 'estrela cadente', chamou e continua chamando atenção de muita gente.