Polícia Rodoviária Federal apreendeu um Cruze que estava carregado com aproximadamente 100.000 unidades de cigarro na tarde desta segunda-feira (05), em Encruzilhada, na Bahia.

Os policiais realizavam fiscalização na altura do quilômetro 931 da BR 116, quando deram ordem de parada a um Chevrolet/Cruze com placas de Vitória da Conquista (BA). Ao vistoriar o interior do veículo, a equipe encontrou diversos maços de cigarro paraguaio.

Foram apreendidos 5.000 maços que poderiam render 25.000 reais aos traficantes quando fossem negociados.

Questionado, o motorista de 69 anos de idade, relatou que aceitou realizar o transporte da carga mediante ajuda nas despesas de combustível. Disse que ganharia 200 reais para entregar as caixas de cigarro nas proximidades da rodoviária de Vitória da Conquista (BA).

Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal para os procedimentos cabíveis. A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de 2 a 5 anos de reclusão.

Contrabando e descaminho. Qual a diferença? – O contrabando é o ato de importar ou exportar mercadoria proibida. Já o descaminho é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria.