No último dia 18 de junho, o Conselho Municipal de Cultura de Poções promoveu uma reunião com representantes do poder público municipal para tratar do pré-projeto destinado à capitação de recursos de apoio emergencial à cultura – Affonso Manta. O encontro aconteceu na Filarmônica 26 de Junho.
O pré-projeto busca destinar 20% da dotação orçamentária para editais setoriais de cultura, a exemplo do Edital Nº 040/2020 de premiação da Aldir Blanc em Poções.
Outra razão para a reunião foi a discussão sobre o CNPJ do Fundo de Cultura, onde o secretário de administração da prefeitura, Joavan Emidio, se colocou à disposição, juntamente com todo o setor jurídico, para buscar alternativas de reformulação da lei construída em 2013 que institui o Fundo de Cultura.
“Como a gente sabe que não há investimento em cultura por ser um ano pandêmico e que 90% do recurso da cultura municipal vai para a Festa do Divino, o ideal é que parte desse recurso seja investido diretamente nos nossos artistas”, comentou Diana Lucard, presidente do Conselho Municipal de Cultura.
“O Fundo de Cultura é um dos elementos principais para se construir o sistema municipal de cultura, que é o que vai alinhar a cultura de Poções com a cultura nacional e, desta forma, poderemos buscar recursos dos governos estadual e federal”, completou Diana.