A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), avalia que a não realização do Censo para medir o tamanho da população está atrapalhando o planejamento da vacinação no município. "A gente não sabe qual realmente é a população", declarou a gestora, que visitou a redação do BNews nesta terça-feira (10).

"A vacina que é entregue, nós estamos com 103% aplicadas. Por que 103%? É porque tem tubo que tem mais que cinco doses. Toda vacina que é entregue está aplicada", avalia. "O último censo é de 2017. A população cresceu de lá para cá e a gente não tem esses números. Acredito que com a vacinação, a gente vai ter esses números", completou.

O cancelamento do Censo 2021 foi confirmado pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, no dia 23 de abril. Na ocasião, veio a público que o Orçamento de 2021, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro um dia antes, não previa recursos para a realização do levantamento.

A prefeita revelou ainda que o município planeja a realização de um Festival Gastronômico no final de novembro, quando a vacinação estiver concluída. O Festival de Inverno, em contrapartida, deve ficar para o ano que vem.

Segundo ela, o município não registrou queda de arrecadação no auge da pandemia, mas enfrenta um aumento de despesas - sobretudo na área da saúde.//Por: Luiz Felipe Fernandez e Henrique Brinco