O Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura de Poções, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na quarta-feira (25), no Plenário da Câmara de Vereadores, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social.
Com o tema: “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”, a Conferência teve o objetivo de debater, elaborar e promover diretrizes a serem encaminhadas ao Governo Estadual e Federal para garantir melhor qualidade aos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Assistência Social.
A programação contou a participação de representantes do poder público e da sociedade civil. O evento visou contribuir o debate e ampliar as reflexões da conferência no que envolve a conquista e o asseguramento de direitos á população que necessita dos programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais no município.
Compuseram a mesa de abertura da solenidade: a prefeita Nilda Magalhães; o vice-prefeito, João Bonfim; a Secretária de Assistência Social, Orleide Pacheco; a presidente do CMAS, Cláudia Coelho; o presidente da Câmara de Vereadores, José Mauro; a representante da Associação Lar Comunitário e das entidades não-governamentais, Rita Schettini, e a representante dos usuários da política de Assistência Social, Josenaria Almeida.
“A qualidade dos serviços ofertados aos usuários da assistência social está diretamente ligada à atuação dos profissionais como mediadores dos diretos sociais. Essa Conferência é realizada com muita serenidade, visando contribuir para a construção de uma política pública comprometida com a ética e com a cidadania”, afirmou a secretária de Assistência Social, Orleide Pacheco.
Na oportunidade, os usuários e trabalhadores do SUAS se reuniram, na sede da Filarmônica 26 de Junho, para discutir propostas articuladas por meio dos cinco eixos temáticos que nortearam o tema central do evento. Ao final da Conferência, aconteceu a aprovação de demandas, seguida da eleição dos delegados para representar a cidade de Poções na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social.
Ascom-SMAS