Iniciativa que tem obtido grande repercussão positiva, o projeto Saúde Para Todos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mensalmente, na zona rural, teve os resultados das etapas apresentados à prefeita Sheila Lemos pela secretária Ramona Pereira e equipe, em reunião ontem (2). De acordo com o relatório, o projeto já foi realizado na sede do distrito de Bate-Pé e nos povoados de Lagoa de José Luís e Limeira. Para os próximos meses deste ano, o cronograma do projeto prevê atender as localidades de Lagoa de Maria Clemência, Caiçara, José Gonçalves, Mamão e Itaipu.




O Saúde Para Todos surgiu da necessidade de promover ações que pudessem ampliar a cobertura de Atenção Básica em algumas localidades que têm menos assistência em saúde. A cada mês, antes de realizar a ação, a equipe da SMS vai até a localidade para identificar as necessidades de cada região e ofertar os serviços de saúde com base nessa avaliação.

“Fomos a algumas localidades e percebemos que havia uma demanda reprimida de atendimento em algumas áreas, por isso estamos focando nelas para ofertar mais serviços de saúde com esse projeto. Vamos continuar nesse caminho e associar também os conjuntos habitacionais do município que ainda não possuem cobertura”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira:

A prefeita Sheila Lemos parabenizou o trabalho da equipe e incentivou para a continuidade do trabalho, alcançando mais pessoas que precisam de saúde. “Vamos procurar levar essas ações cada vez mais longe, para chegar aos lugares onde ainda não alcançamos e ampliar ao máximo essa assistência. Devemos continuar com o trabalho e unir forças, porque temos a obrigação e o dever de ajudar a nossa população”, destacou a gestora.

Na última etapa, o projeto ganhou reforço com a parceria da Faculdade Santo Agostinho, que vai continuar, com a participação de alunos e professores. A diretora geral da instituição de ensino, Cristiane Mendes, avaliou que os resultados foram positivos. “Foi uma satisfação muito grande de começarmos a ver alguns resultados já na primeira atividade que fizemos juntos e nossos alunos voltaram encantados. O curso de medicina que acompanhou bem de perto a ação ficou muito satisfeito e enxerga grandes possibilidades nessa parceria com a Prefeitura”, ressaltou.

Todas as ações são realizadas em conjunto, com o trabalho das diretorias de Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Regulação, Atenção Especializada e Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), além do apoio das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Comunicação.