Um governo que capacita seus profissionais! Com o objetivo de investir continuamente na formação e na capacitação dos servidores da rede socioassistencial, a Prefeitura de Poções, através da Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promove entre agosto e novembro, encontros de capacitação continuada para trabalhadores do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Poções (CEACAP) e do Conselho Tutelar (CT), que incluem conselheiros titulares e suplentes.
Nesta semana, as capacitações aconteceram de maneira presencial, na Central de Cadastro único e Bolsa Família e na sede do Conselho Tutelar. Nas próximas etapas, os profissionais participarão de encontros online para aprimorar os atendimentos realizados nas unidades de atenção infanto-juvenil do município.
Para a Secretária de Assistência Social, Orleide Pacheco, "as capacitações são fundamentais para o avanço dos serviços socioassistenciais à população que enfrenta situação de vulnerabilidade e risco social. Nossa gestão vem investindo em capacitações para garantir melhores condições de trabalho e apoio ao público que necessita dos nossos serviços".
A iniciativa é realizada através do Instituto Antônia Conselheira (IAC), entidade especializada em assessoria, consultoria e capacitação nas áreas dos Direitos da Criança e do Adolescente, Assistência Social e Educação. Os encontros são ministrados por Antônia Luzia Santos, graduada em direito, diretora do IAC e fundadora da Associação de Conselheiros Tutelares e ex-conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA).
Também participaram das formações presenciais, o diretor do CMDCA, Adão Luz, servidores da sede da SMAS e equipe de assistentes sociais e psicólogos do CEACAP, também conhecida como casa da criança.