Entre os dias 03 e 06 de agosto, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres, realiza ação descentralizada do Agosto Lilás na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O evento tem como público alvo as mulheres que são atendidas na unidade.


CAAV realizou teste para detecção de infecções sexualmente transmissível

Durante o atendimento, estão sendo oferecidos testes rápidos de HIV e DSTs em parceria com Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), inscrição do Cadastro Único e encaminhamentos pela equipe do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav).

A ação faz parte da programação da campanha Agosto Lilás, pelo fim da violência contra mulher. Segundo a coordenadora de Políticas para Mulheres, Dayana Evelinne, o objetivo é acolher de forma integral a mulher vítima de violência que passe pela Deam. “Nós estamos durante todo este mês de agosto, reafirmando o compromisso dos serviços que compõem a Rede de Atenção e Proteção à Mulher no enfrentamento à violência” destacou a coordenadora.

A Deam funciona no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em horário comercial, de segunda a sexta-feira e também é responsável pelas investigações que chegam pelo 190. Segundo a delegada titular, Gabriela Dediego Garrido, o fluxo de atendimento da secretaria varia bastante, intercalando entre semanas tranquilas e outras mais cheias. “Às vezes acontece como a 15 dias atrás, registramos 200 ocorrências de violência contra mulher. Não é muito comum, mas também observamos o aumento da procura em épocas de campanhas como o Março Mulher. Por isso, esta campanha é essencial para encorajar mais mulheres a romperem o ciclo de violência em que estão inseridas”, explicou a delegada.

Crav realiza escuta para encaminhamentos
Gabriela destaca importância da campanha para o enfrentamento a violência contra mulher