Erro durante manutenção é apontado por especialistas em tecnologia como a causa da pane mundial nas três redes sociais. Facebook enviou técnicos à Califórnia para tentar reiniciar manualmente os serviços


Um erro durante uma manutenção rotineira é apontado por especialistas em tecnologia como a provável causa da pane que tirou do ar o Facebook, o WhatsApp e o Instagram, em todo o mundo, nesta segunda-feira.

Segundo Matthew Prince, CEO da Cloudflare, uma das maiores empresas de segurança da internet no mundo, os Border Gateway Protocols (BGP) do Facebook foram apagados nesta segunda-feira. O BGP é uma espécie de “estrada virtual” que conecta as redes que formam a internet. Se o BGP de um site serviço está fora do ar ou indisponível, é impossível acessá-lo.

“Nada relacionado à pane dos serviços do Facebook indica que houve um ataque. A explicação mais plausível é que as rotas de internet da companhia foram apagadas por engano durante uma manutenção”, escreveu Prince, em seu perfil no Twitter.

Chefe da Tecnologia da mesma Cloudflare, John Graham-Cumming publicou também no Twitter gráficos mostrando inúmeras atualizações nos BGPs do Facebook minutos antes de os três serviços da empresa de Mark Zuckerberg saírem do ar.

Segundo o The New York Times, a solução para a pane terá de ser manual. Um grupo de funcionários foi recrutado e enviado à sede da empresa, na Califórnia, onde estão os servidores, para tentar reiniciar os serviços manualmente.//Foto: Solen Feyissa/Unsplash