A Prefeitura de Poções, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou, na tarde da última quarta-feira (24), a entrega do caminhão refrigerado que será utilizado no transporte de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. O veículo foi adquirido através do empenho dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, com o apoio do governo do estado, com vistas ao trabalho de destaque desenvolvido pela Prefeitura de Poções, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social.
O evento contou com a presença da prefeita Nilda Magalhães; do vice-prefeito João Bonfim; dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo; dos secretários municipais Jaimilson Moreira, Dirani Cunha e Bruno Sangiovanni; do coordenador da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Netinho; do coordenador do PAA no município, Vilton Laudelino Júnior e do agricultor familiar participante do PAA, Sr. Carlito. Integrantes das equipes de equipamentos de proteção social, programas e serviços da SMAS também participaram do ato de entrega do caminhão.
Para Dona Nilda e Bonfim, o caminhão adquirido irá acelerar a entrega dos alimentos provenientes da agricultura familiar e melhorar a distribuição desses alimentos, contribuindo diretamente na transformação da segurança alimentar e nutricional.
Entre junho e outubro deste ano, o PAA já beneficiou mais de 1.500 famílias poçoences atendidas e acompanhadas pela Assistência Social e que se encontram em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Ao todo já foram mais de 35.000 kg de alimentos distribuídos nas modalidades emergencial e direto no município.
O que é o PAA?
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações vendam seus produtos para órgãos públicos.
Por meio do programa, os municípios compram os alimentos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação, e os destinam às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino.
Os alimentos comprados e sua respectiva destinação dependem da modalidade do PAA pela qual os produtos são adquiridos. O Programa de Aquisição de Alimentos possui seis modalidades.