Nas datas de 25 e 26 de novembro foi realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Poções, cujo tema central foi "O SUS que queremos: desafios de hoje e perspectivas do amanhã".
No dia 25, foi transmitida uma live (por meio do Facebook da Prefeitura) com a participação do secretário municipal de saúde (Celso Schettini), do diretor geral da saúde (Flávio D'Antonio) e da presidente do Conselho Municipal de Saúde (Neria Ribeiro). Ainda, foi apresentada uma Palestra Magna ministrada pela Profª Marciglei Brito Morais.
Já em 26, foi realizada uma reunião com a presença de todos os delegados eleitos nas pré-conferências, cujo objetivo foi apresentação, discussão e votação das propostas apresentadas para confecção do Plano Municipal de Saúde do quadriênio 2022-2025.
Considerando o tema central da 7ª Conferência, as propostas foram divididas em eixos, sendo eles: Eixo 1 - Atenção Primária à Saúde; Eixo 2 - Atenção Especializada; Eixo 3 - Vigilância em Saúde; Eixo 4 - Impacto da Pandemia da Covid-19 nas redes de atenção: atualidade e perspectivas; Eixo 5 - controle Social e Participação Popular; e Eixo 6 - Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Após a apresentação da sala de situação do Município, os delegados foram divididos em 6 grupos (um para casa eixo) e analisaram as propostas apresentadas durante as pré-conferências e decidiram quais seriam lidas na Plenária Final para serem votadas e, em caso de aprovação, incluídas no Plano Municipal de Saúde.
A 7ª Conferência Municipal de Saúde cumpriu seu principal objetivo ao aproximar a população e os trabalhadores das decisões da Secretaria Municipal de Saúde, esclarecendo as principais dúvidas quanto a estrutura da saúde pública e apresentando ideias para a evolução do serviço de saúde do Município.