👏🏿🪘No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – os espaços culturais do Brasil promovem uma programação especial que contempla espetáculos de música, dança, teatro, mostras, exposições e encontros voltados para temáticas de ações afirmativas para a comunidade negra, povos e comunidades tradicionais de matriz africana.
Com o apoio da Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, em Poções a celebração do dia 20 começou por volta das 09h00, na Praça do Divino, com palestras e rodas de capoeira e samba.
Logo em seguida, às 15h00, os povos de terreiros se reuniram em frente ao Ginásio de Esportes Ângelo Magalhães para início da tradicional ‘Marcha do Dendê’; o cortejo seguiu em direção à Praça do Divino, com a culminância do evento se concentrando na lavagem da Praça.
Para os líderes do movimento, a cada ano de sua realização a Marcha do Dendê traz a afirmativa da insistência da busca pelo respeito em relação aos mais de cem terreiros que compõem os territórios da zona rural e urbana do município.
A Marcha reuniu pais, mães e filhos de santo e adeptos advindos, inclusive, de alguns municípios da região de Poções. No cortejo teve atabaques, flores e muito branco.