Em ato na tarde desta segunda-feira (22), a prefeita Nilda Magalhães, o vice João Bonfim e o secretário municipal de agricultura, Jaimilson Moreira, receberam das mãos dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo as chaves de um caminhão refrigerado para ser utilizado no transporte de alimentos do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA).
A entrega do caminhão aconteceu no pátio da Mobile Iveco. Alguns equipamentos que fazem parte do kit como balança eletrônica, freezer, mesa e cadeira foram entregues no Centro de Treinamento da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Com o empenho dos deputados, Poções foi selecionado dentre outros oito municípios baianos nessa etapa de entregas.
Para os gestores do município, o caminhão adquirido irá acelerar a entrega dos alimentos provenientes da agricultura familiar e melhorar a distribuição desses alimentos, contribuindo diretamente na transformação da segurança alimentar e nutricional.
O que é o PAA?
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações vendam seus produtos para órgãos públicos.
Por meio do programa, os municípios compram os alimentos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação, e os destinam às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino.
Os alimentos comprados e sua respectiva destinação dependem da modalidade do PAA pela qual os produtos são adquiridos. O Programa de Aquisição de Alimentos possui seis modalidades.