Com o objetivo de atender às demandas emergenciais de emissão de documentos para a garantia do acesso à cidadania para a população poçoense, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Prefeitura de Poções, realizou, na manhã do último dia 15, uma cerimônia de entrega de RG e CPF.
Durante o ano, o serviço de encaminhamento emergencial para emissão de RG já atendeu mais de 150 casos de demanda emergencial para emissão de algum tipo de documento de identificação.
A cerimônia de entrega realizada na sede da SMAS contou com a presença da secretária de Assistência Social, Orleide Pacheco e do coordenador do Serviço de Emissão Emergencial de Documentos, Kel Novais.
"Este serviço não se configura como algo exclusivo da Secretaria de Assistência Social, mas diante da expectativa de atender a grande demanda de cidadãos sem RG, fomos em busca de soluções para assegurar os direitos destas pessoas ao acesso à cidadania. Mais um direito garantido para a população poçoense", afirmou Orleide.
Os encaminhamentos para casos emergentes de emissão de RG são realizados após atendimento com um técnico de referência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Após avaliação técnica, as demandas são direcionadas para a Secretaria de Assistência Social, que dá continuidade as etapas de encaminhamento para a realização do serviço.
"Algumas pessoas que chegam na secretaria em busca deste serviço relatam a dificuldade em dar entrada no BPC, Auxílio Emergencial, processos jurídicos, matrículas escolares, necessidades especiais, entre outros. E mesmo diante da demanda, estamos buscando aperfeiçoar o nosso serviço para que continuar avançando com as ações de cidadania", disse Kel.