As gestantes acompanhadas pelo Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz, vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), participaram, entre os dias 16 e 17 de fevereiro, de palestras sobre o tema depressão pós-parto.
O tema faz parte da programação de encontros e atividades mensais executadas pelo CRAS, por meio do programa PIS-Criança Feliz. Neste mês de fevereiro, a equipe do programa de apoio a primeira infância desenvolve iniciativas sobre o tema central “Gestantes x Pandemia”.
A prefeita Nilda Magalhães esteve presente no primeiro dia do bate-papo que marcou o primeiro encontro de gestantes em 2022. Também participaram do evento, a coordenadora do CRAS, Jussara Rocha; a assessora Telma Chaves; a supervisora do PIS – Criança Feliz, Luciana Brito e toda equipe de visitadoras do programa.
As palestras foram ministradas pelas psicólogas Conceição Muniz, técnica de referência do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e Beatriz Vieira, profissional atuante no programa de apoio a primeira infância. Entre os assuntos abordados estavam o diagnóstico, forma de tratamento, fatores de risco e de proteção e sintomas da depressão pós-parto.
Durante o bate-papo, as gestantes puderam tirar dúvidas e compartilhar vivências e experiências no período de gestação. Além de serem acompanhadas pelo PIS- Criança Feliz, algumas gestantes também são atendidas e/ou acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), no qual exerce o trabalho social de apoiar e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo das famílias.