Como forma de incentivo à prática da Cultura Hip Hop e contribuindo para a valorização, formação e difusão cultural do território, o evento foi promovido pelo Grupo Incubadora Cultura do Médio Sudoeste com apoio da prefeitura local.
O campeonato profissional teve participantes até mesmo de outros estados, com renomados jurados da Cultura Hip Hop que representam dentro e fora do País. No evento, os representantes de Poções conseguiram se destacar e conquistaram 07 troféus, do primeiro ao quarto lugar na categoria Break Dance e o terceiro lugar na categoria Freestyle.
Para participar do evento, o grupo Detomicos Crew recebeu apoio da Prefeitura de Poções, através da Coordenadoria Municipal de Cultura. Na última quarta-feira (23), os participantes estiveram na prefeitura, agradeceram a prefeita Nilda Magalhães pelo apoio, falaram da satisfação de participarem do evento e apresentaram a premiação conquistada.
Na ocasião, além da prefeita Dona Nilda, o coordenador de cultura do município, Alexandre Borges (Léo Starlight), também parabenizou os detomicos. Léo ainda anunciou que, em breve, Poções será palco do 1º Festival de Hip Hop, numa realização da prefeitura.